Ortodontia

A ortodontia é a área que trata de alinhar e nivelar os dentes, através de aparelhos fixos, removíveis e mesmo transparentes (invisalign)

Tem como objectivo:

- Corrigir a estética e a fonética;
- Melhorar a oclusão dentária e problemas articulares;
- Promover uma melhor distribuição das forças exercidas sobre os dentes, protegendo-os de traumas.
 
As fases do tratamento consistem em:

- Estudo e análise da radiografia de perfil, modelos e fotografias bucais. A partir desse estudo é que poderemos saber qual o tipo de aparelho a utilizar.
-O tempo de tratamento activo, em média, é de dois anos. Através do uso do aparelho, é aplicada uma força suave sobre os dentes levando-os a moverem-se para o local correcto.
A correcção da posição de dentes pode alterar o aspecto facial conferindo-lhe contornos e proporções mais harmoniosas e agradáveis, melhorando o aspecto.
- Há uma variedade grande de aparelhos removíveis ou fixos desenhados para moverem os dentes e as arcadas maxilar e mandibular para a posição desejada.
Os aparelhos fixos são hoje em dia os mais comuns. A colocação do aparelho fixo não provoca dor porque o aparelho é colado sobre os dentes.
Depois de serem colocados ou ajustados provocam um ligeiro desconforto, sobretudo ao mastigar, durante os primeiros dias. Ao fim da primeira semana o desconforto desaparece na quase totalidade dos casos